sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Modelos de Cor

Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente.

Diferentes modelos de cor:
  • RGB- é a abreviatura de do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Este tipo de modelo tem como função reproduzir cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. 


  • CMYK- é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). Este tipo de modelo funciona devido à absorção de luz, pelo facto de como as cores são vistas e da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.                  
                      
  • HSV- é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
                                               -Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.

 
                                               -Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.

                                                -Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.




  • YUV- Baseia-se num modo de transmissão de vídeo, de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminosidade e dois para as componente de cor. Trata-se do formato utilizado nos padrões PAL (Phase Alternation Line) e SECAM (Séquentiel Couleur avec Mémoire).


Fontes: Wikipédia e Powerpoints disponibilizados na aula.

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