sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tipo de Média TEXTO

Fonte  tipográfica (tipo de letra): Uma fonte tipográfica que também é denominada  de tipo ou, simplesmente, fonte, é um padrão de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).

Existem vários tipos de fontes entre os quais destacamos dois grandes grupos: bitmapped e escaladas.

  • Fontes bitmapped: este tipo de fontes são guardadas como uma matiz de pixéis e, assim, ao serem ampliadas, perdem qualidade; São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. São exemplos: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol. 
  • Fontes Escaladas: estas fontes são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas; Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas; Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. São exemplos: Type 1, TrueType e OpenType.



    Fonte bitmapped: Courier New- é uma fonte tipográfica mono-espaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever.
                -Apresentação da fonte: “Este tipo de letra,Courier New, é um exemplo de uma fonte bitmapped”


    Fonte Escalada: Arial- esta fonte foi desenvolvida como uma fonte bitmap sem-serifa por Robin Nicholas e Patricia Saunders.Talvez tenham pedido à Monotype para desenvolver uma fonte sem serifa e metricamente igual à Helvetica. A Monotype então cria uma fonte baseada numa já existente, a Monotype Grotesk, metricamente semelhante à Helvetica, mas com subtis alterações quanto à forma e ao espaçamento entre letras, de forma a ser mais legível em monitores em várias resoluções.

                   -Apresentação da fonte:“Este tipo de letra, Arial, é um exemplo de uma fonte escalada.”

    Fontes: Wikipédia e Powerpoints disponibilizados na aula.







    Sem comentários:

    Enviar um comentário